Sessão virtual é novidade em Mangaratiba

por Yuri — publicado 20/05/2020 13h12, última modificação 20/05/2020 13h12
Câmara de Vereadores local realizou primeiras sessões remotas da história

Nesses tempos de pandemia toda precaução é pouca. A sessão remota foi perfeita, pois não colocamos ninguém em risco e ao mesmo tempo não paramos os trabalhos legislativos, que são de maior importância e relevância ainda mais nesse momento”. As palavras são do presidente da Câmara de Vereadores de Mangaratiba Carlos Graçano, após a realização das primeiras sessões ordinárias totalmente remotas, ou seja, sem a presença física de vereadores, funcionários e população. Na última quinta-feira (14) e nesta terça-feira (19), foram realizadas as primeiras sessões remotas da história da cidade.

Devido a situação de calamidade pública ocasionada pela pandemia do Corona Vírus, o legislativo foi obrigado a tomar tal medida para evitar reuniões presenciais. A Câmara de Mangaratiba foi a primeira da Costa Verde a realizar a iniciativa, visando a segurança dos parlamentares, assessores, funcionários e população. A plataforma que foi utilizada conta com um sistema que já havia sido implementado anteriormente. Cada vereador com um tablete, fornecido pela empresa que presta o serviço. Um software foi instalado nos tablets que foi responsável pela votação eletrônica, além de outro programa que foi responsável pela vídeo conferência. Os vereadores, em suas residências, foram conectados virtualmente via aplicativo web. Durante a sessão os vereadores votaram projetos de lei e pareceres das comissões permanentes que são de interesse público, apresentaram indicações e discutiram temas relevantes. Também foi aberto espaço para discussão.

“Quero agradecer a todos os envolvidos e um agradecimento especial ao vice presidente da Casa o vereador Fernando Freijanes, que embarcou junto nessa empreitada com muito afinco e comprometimento”, destacou Graçano.
O vereador Rodrigo Bondim foi o responsável pelo projeto que regulamentou as sessões remotas. “O importante era deixar todos em segurança com muita responsabilidade e o principal, manter a transparência nos atos do legislativo. Estou muito satisfeito com o andamento dos trabalhos. Está tudo correndo com perfeição”, destacou Bondim.
As sessões remotas seguem os mesmos dias e horários das presenciais, as terças e quintas, com início às 10 horas. A próxima já acontece nesta quinta-feira (21). Os procedimentos funcionam da mesma forma, com a sessão sendo transmitida pelo canal do youtube da Câmara para toda a população.